segunda-feira, 7 de setembro de 2015

#Profissão Consultora de Imagem!!!



Quando as pessoas vem me perguntar qual a minha profissão, vejo  muitas duvidas surgirem quando falo que sou Consultora de Imagem ( entre outras coisas né), então hoje resolvi trazer pra vocês um pouco desta profissão.

A Consultoria de imagem é uma especialização, a pessoa que escolhe ser consultora pode ter varias formações diferente eu no caso sou Bacharel em Design de Moda, mas fiz especialização em Consultoria de imagem.

“O consultor de imagem, além de assessorar uma pessoa ou desenvolver o “dress code” de uma empresa, pode trabalhar como consultor em loja, na produção de figurinos no teatro, entre outras coisas”, informa a consultora de etiqueta corporativa, Renata Melo.

Outra Duvida frequente é a Diferença de Consultor de Imagem e Personal Stylist

Fashion Styling ou Personal StylistUm personal stylist ou fashion stylist trabalha com um mundo criativo. Neste trabalho o cliente é um personagem e a moda é o produto.

Consultoria de ImagemO mundo de um consultor de imagem é muito real e abrange aparência, comunicação e etiqueta em todas as áreas da vida do cliente. O produto e foco único é o próprio cliente, a moda é ferramenta de trabalho apenas.

E como é feito o trabalho? 


1º Etapa: Análise de Biotipo, Teste de Estilo, Análise Coloração Pessoal

No primeiro encontro fazemos uma entrevista pessoal e um questionário com perguntas básicas para descobrir o que o cliente deseja, qual imagem quer transmitir e o que busca ao contratar o serviço.

Assim, após conhecer o cliente e analisar suas respostas, é possível definir uma imagem e estilo condizentes com sua personalidade, preferências, objetivos e estilo de vida. Analisa-se o tipo físico destacando quais modelos, tecidos e estampas o valorizam. Determina-se a paleta de cores que complementam e harmonizam sua coloração pessoal, facilitando a compra de roupas e acessórios.



2º Etapa: Adequação ao Guarda Roupa

Em seguida é avaliado cada peça que você possui , onde se verificam as peças que se encaixam no objetivo e seu estilo , as que com pequenos ajustes permanecem, e aquelas que convêm descartar, seja por não te valorizar ou por fugir muito da imagem que quer passar.

3º Etapa: Personal Shopper ( Etapa Opcional)

A próxima etapa será de compras. Fazer a lista de itens que faltam no guarda-roupa dentro do objetivo inicial e pesquisar o que falta, mas dentro do seu orçamento.

4º Etapa : Montagem de Looks

Elaboram-se algumas combinações de roupas para serem usadas em várias situações específicas do dia-a-dia, conforme seu estilo de vida e as mesmas são fotografadas . Dependendo da quantidade de peças de roupas que possui, variam a montagem de 30 a 60 looks diversos.

5º Etapa : Entrega do Dossiê

No final da consultoria, é entregue um dossiê de imagem pessoal, com recomendações personalizadas sobre seu estilo, aparência, guarda-roupa e com os looks que foram coordenados durante o trabalho. O dossiê é um material impresso com informações teóricas e práticas, totalmente personalizadas sobre sua imagem pessoal. Este material inclui também fotos de peças antigas e novas, fazendo sugestões de combinações completas (roupa + sapato + acessórios) para diferentes situações que fazem parte de sua rotina, com dicas e sugestões de coordenação dentro do seu estilo. Referências também de cabelo, maquiagem e acessórios.


Outra maneira é a Consultoria empresarial, que inclui palestras e elaboração de apostilas que mostrem aos funcionários a imagem que a empresa deseja que os seus colaboradores tenham.


Amo muito trabalhar com isso, e foi um dos motivos do blog surgir, hoje o mercado esta um tanto quanto seleto e difícil de ingressar mas com vontade e trabalho você pode ser um consultora muito bem sucedida e ainda ajudar muitas pessoa em vários aspectos.

Espero que algumas duvidas tenham sido respondidas, e se não foram deixem aqui que irei responder com muito carinho.

XoXo













3 comentários:

  1. Olá Nathalia!

    Muito legal essa sua postagem, acho que muitas coisas estão mais claras para mim agora. Uma pena que para ser um consultor você precise fazer uma especialização, uma vez que a meu ver, a faculdade deveria incluir essa disciplina na grade. Mas não vem ao caso! A propósito, como foi a sua faculdade, atendeu todas as suas expectativas? Outra coisa, a consultoria de imagem em homens se difere em algo para a consultoria em mulheres? Aaah, senti falta de fotos na sua postagem, gostaria de ter visto um exemplo prático. =P Mais um ponto, você fala que o mercado de moda é acirrado e difícil de ingressar, eu já diria até um tanto “cruel” com os profissionais, pelo menos em revistas, matérias e relatos percebemos que tanto os produtores de modas quanto os modelos sofrem muito e de várias maneiras (fashion slaves hahahah), como lidar com isso? Nossa, te enchi de perguntas novamente, desculpas! Hahahah Obrigado pelas respostas e esperando ansiosamente pela postagem da semana que vem. Super beijo e parabéns pelo trabalho!

    Allan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Allan, mais uma vez obrigada. Então também sou da opinião que deveria ter sim essa matéria na grade da faculdade, ela iria ajudar em muitas outras e eu só percebi isso depois que eu fiz o curso separado. A minha faculdade deixou a desejar, talvez por ter sido a primeira turma do curso fomos um pouco teste da universidade e com isso muita coisa faltou. Quanto a consultoria para homens, é o mesmo processo o que muda são alguns detalhes, o teste por exemplo alguns estilos são diferentes das mulheres e tipos fisico também, mas são alguns detalhes, como eu disse o processo é semelhante. E o mercado "cruel" é cruel mesmo, mas eu diria que para encarar ele é ter muito amor próprio e confiança ( estamos trabalhando nisso hahaha), na maioria das vezes passar por isso te torna sempre alguém melhor.
      Ah sem problemas adoro responde-las, fique a vontade para perguntar o que quiser.

      Obrigada pelo carinho.
      XoXo

      Excluir
  2. Oi, Nathalia! Como você entende do assunto, você acha muito errado eu com 30 anos me vestir como adolescente ( não tenho certeza se meu estilo chega ser assim), pois não me sinto exatamente uma mulher de 30 anos, comecei namorar agora, nunca fui casada, e nunca tive filhos, por conta da minha esquizofrenia que atrasou muito a minha vida, mas graças a Deus estou bem hoje, meu objetivo de vida não é casar, é virar cantora? E mais uma pergunta dá pra ser meio Sandy e meio rockeira, quanto a estilo de roupas ao mesmo tempo, sinto que estou numa transição? Desde de já agradeço!

    ResponderExcluir